Branding no turismo: como gerenciar a sua marca

Muitas vezes, ao pensarmos em determinado produto ou serviço, uma marca já aparece imediatamente na nossa cabeça, não é mesmo? Isso ocorre devido a um processo conhecido como branding. Esse processo é o responsável por construir a personalidade de uma marca, deixando ela mais próxima dos clientes e fazendo-a ser lembrada com muito mais facilidade.
Mas, como fazer isso? Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre o que é branding e a importância dele para a gestão de marcas do setor turístico. Confira!
O que é branding?
Antes de tudo, é importante entendermos que o branding é um conjunto de ações alinhadas ao propósito, valores e ao posicionamento de uma marca. O objetivo dele é criar conexões conscientes e inconscientes, que serão muito importantes para que os clientes escolham a sua marca no momento de decisão de compra.
Além disso, o branding trabalha com o princípio de que uma marca precisa ser estruturada, planejada, gerida e promovida. Com isso, o processo garante que os consumidores entendam o seu posicionamento, aumenta sua relevância no mercado e faz também com que a empresa tenha uma boa reputação.
A importância do branding
Segundo levantamento realizado pela especialista em branding, Ana Couto, no momento que uma marca consegue se conectar com seus consumidores, a percepção de preço pode mudar. Segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados disseram estar dispostos a adquirir um produto ou serviço de uma marca que se conecte com eles e se dispõem a pagar mais por isso, já que conseguem enxergar valor real nessa aquisição.
Além disso, esse processo de gestão pode trazer diversos benefícios. Além dos já citados, como reconhecimento da marca e conexões com os clientes, existem outros, como:
- Aumento da confiança do público;
- Maior presença na mente do consumidor;
- Mais valor atrelado à marca;
- Fidelidade do público.
No turismo, um bom branding é fundamental para o sucesso de muitos destinos, atrativos e agências, uma vez que a marca se torna o elo entre a empresa e os turistas.
O que faz parte do branding?
Como citamos, o branding é uma conjunto de ações alinhados com diferentes pontos de uma marca, entre eles podemos destacar:
Identidade visual
A identidade visual é a representação visual da marca. Ela ajuda a criar uma identidade na mente do público e faz parte dela a logo, estilo de imagens, fontes, cores e etc. Quanto mais alinhada essa identidade for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.
Slogan
O slogan é uma frase curta escolhida para apoiar a comunicação das marcas além dos elementos visuais. Em muitos casos, também é utilizado como assinaturas de campanhas e pode ser o fator principal que destaca a empresa na mente dos consumidores. No turismo, existem empresas, atrativos turísticos e até mesmo destinos inteiros com slogans próprios que ajudam a se destacarem em meio a concorrência.
Tom de voz
Ao se comunicar com o público, é preciso adequar a sua linguagem a ele. Para isso, pesquise quais são os termos usados por seus clientes em conversas informais e adote os que fazem sentido para sua marca. Na internet, tanto a linguagem escrita como os emojis são ferramentas muito importantes de conexão com os consumidores.
Posicionamento
O posicionamento de uma marca é o lugar que a empresa quer ocupar na mente do público. Para entender o seu posicionamento, é preciso pensar em seus objetivos de negócio e qual o valor que sua empresa e seu produto entregam. Para se posicionar, é preciso entender o seu mercado e os desejos dos seus consumidores. A partir disso, é necessário olhar para dentro do seu negócio e entender como seu produto consegue se fazer presente e relevante nesse cenário.
Estratégias de branding para empresas do turismo
A estratégia de branding faz o papel de transmitir os valores e propósito da sua marca para o público, com o objetivo de criar uma conexão mais forte e real com ele.
Escolha os canais
Após definir o conjunto de ações do branding citados acima, é preciso entender onde está o seu público e quais canais ele usa para se relacionar com outras marcas e pessoas.
Atualmente, existem diversos canais nos quais você pode se relacionar, como um site, redes sociais, email e WhatsApp. Não é preciso estar presente em todos eles, mas sim naqueles que têm um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.
Crie conteúdo relevante
Além disso, uma boa estratégia de conteúdo ajuda a sua marca a se destacar na busca do cliente e faz com que ela tenha mais visibilidade e ganhe autoridade no setor. Aplicando os conceitos do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da sua marca em todos os canais e materiais.
Invista em posts em blogs com dicas de viagens, publicações em redes sociais com fotos e vídeos de destinos turísticos e utilize o conteúdo criado pelos próprios clientes para gerar mais conexão com eles.
Branding no turismo: case Airbnb
O Airbnb é hoje uma das mais populares empresas do setor e opera no mercado online de hospedagem, principalmente casas e apartamentos para aluguel por temporada e outras atividades de turismo. Recentemente, em uma matéria sobre a empresa, Brian Chesky, co-fundador CEO, afirmou que o Airbnb vai reduzir investimentos de performance para focar em branding.
Segundo a WARC, serviço de práticas de publicidade, o Airbnb não está sozinho nessa. Pesquisas realizadas pela empresa mostram que 40% dos negócios afirmam que vão aumentar o investimento em branding em detrimento de performance em 2021.
Além disso, o estudo mostra também que as marcas que estão aderindo a essa estratégia criam vantagem competitiva cada vez maior em relação às marcas concorrentes. Com isso, podemos perceber a importância do branding e como o processo é fundamental para posicionar a sua marca e fazê-la crescer cada vez mais.
Conheça a Binamik Tecnologia!
Além das dicas citadas, para uma forte presença de empresas do setor turístico na mente dos viajantes, é preciso que toda a gestão esteja voltada para compreender as suas necessidades e as de seus clientes. Por isso, optar por soluções completas e integradas é a melhor alternativa para se adequar de forma inteligente ao novo turismo e atender os desejos dos viajantes. Acesse o site da Binamik para conhecer a Plataforma Binamik e as suas soluções tecnológicas para o turismo.