Branding no turismo: como gerenciar a sua marca

Muitas vezes, ao pensarmos em determinado produto ou serviço, uma marca já aparece imediatamente na nossa cabeça, não é mesmo? Isso ocorre devido a um processo conhecido como branding. Esse processo é o responsável por construir a personalidade de uma marca, deixando ela mais próxima dos clientes e fazendo-a ser lembrada com muito mais facilidade.

Mas, como fazer isso? Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre o que é branding e a importância dele para a gestão de marcas do setor turístico. Confira!

O que é branding?

Antes de tudo, é importante entendermos que o branding é um conjunto de ações alinhadas ao propósito, valores e ao posicionamento de uma marca. O objetivo dele é criar conexões conscientes e inconscientes, que serão muito importantes para que os clientes escolham a sua marca no momento de decisão de compra.

Além disso, o branding trabalha com o princípio de que uma marca precisa ser estruturada, planejada, gerida e promovida. Com isso, o processo garante que os consumidores entendam o seu posicionamento, aumenta sua relevância no mercado e faz também com que a empresa tenha uma boa reputação.

A importância do branding

Segundo levantamento realizado pela especialista em branding, Ana Couto, no momento que uma marca consegue se conectar com seus consumidores, a percepção de preço pode mudar. Segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados disseram estar dispostos a adquirir um produto ou serviço de uma marca que se conecte com eles e se dispõem a pagar mais por isso, já que conseguem enxergar valor real nessa aquisição.

Além disso, esse processo de gestão pode trazer diversos benefícios. Além dos já citados, como reconhecimento da marca e conexões com os clientes, existem outros, como:

  • Aumento da confiança do público;
  • Maior presença na mente do consumidor;
  • Mais valor atrelado à marca;
  • Fidelidade do público.

No turismo, um bom branding é fundamental para o sucesso de muitos destinos, atrativos e agências, uma vez que a marca se torna o elo entre a empresa e os turistas.

O que faz parte do branding?

Como citamos, o branding é uma conjunto de ações alinhados com diferentes pontos de uma marca, entre eles podemos destacar:

Identidade visual

A identidade visual é a representação visual da marca. Ela ajuda a criar uma identidade na mente do público e faz parte dela a logo, estilo de imagens, fontes, cores e etc. Quanto mais alinhada essa identidade for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.

Slogan

O slogan é uma frase curta escolhida para apoiar a comunicação das marcas além dos elementos visuais. Em muitos casos, também é utilizado como assinaturas de campanhas e pode ser o fator principal que destaca a empresa na mente dos consumidores. No turismo, existem empresas, atrativos turísticos e até mesmo destinos inteiros com slogans próprios que ajudam a se destacarem em meio a concorrência.

Tom de voz

Ao se comunicar com o público, é preciso adequar a sua linguagem a ele. Para isso, pesquise quais são os termos usados por seus clientes em conversas informais e adote os que fazem sentido para sua marca. Na internet, tanto a linguagem escrita como os emojis são ferramentas muito importantes de conexão com os consumidores.

Posicionamento

O posicionamento de uma marca é o lugar que a empresa quer ocupar na mente do público. Para entender o seu posicionamento, é preciso pensar em seus objetivos de negócio e qual o valor que sua empresa e seu produto entregam. Para se posicionar, é preciso entender o seu mercado e os desejos dos seus consumidores. A partir disso, é necessário olhar para dentro do seu negócio e entender como seu produto consegue se fazer presente e relevante nesse cenário.

Estratégias de branding para empresas do turismo

A estratégia de branding faz o papel de transmitir os valores e propósito da sua marca para o público, com o objetivo de criar uma conexão mais forte e real com ele.

Escolha os canais

Após definir o conjunto de ações do branding citados acima, é preciso entender onde está o seu público e quais canais ele usa para se relacionar com outras marcas e pessoas.

Atualmente, existem diversos canais nos quais você pode se relacionar, como um site, redes sociais, email e WhatsApp. Não é preciso estar presente em todos eles, mas sim naqueles que têm um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.

Crie conteúdo relevante

Além disso, uma boa estratégia de conteúdo ajuda a sua marca a se destacar na busca do cliente e faz com que ela tenha mais visibilidade e ganhe autoridade no setor. Aplicando os conceitos do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da sua marca em todos os canais e materiais.

Invista em posts em blogs com dicas de viagens, publicações em redes sociais com fotos e vídeos de destinos turísticos e utilize o conteúdo criado pelos próprios clientes para gerar mais conexão com eles.

Branding no turismo: case Airbnb

O Airbnb é hoje uma das mais populares empresas do setor e opera no mercado online de hospedagem, principalmente casas e apartamentos para aluguel por temporada e outras atividades de turismo. Recentemente, em uma matéria sobre a empresa, Brian Chesky, co-fundador CEO, afirmou que o Airbnb vai reduzir investimentos de performance para focar em branding.

Segundo a WARC, serviço de práticas de publicidade, o Airbnb não está sozinho nessa. Pesquisas realizadas pela empresa mostram que 40% dos negócios afirmam que vão aumentar o investimento em branding em detrimento de performance em 2021.

Além disso, o estudo mostra também que as marcas que estão aderindo a essa estratégia criam vantagem competitiva cada vez maior em relação às marcas concorrentes. Com isso, podemos perceber a importância do branding e como o processo é fundamental para posicionar a sua marca e fazê-la crescer cada vez mais.

Conheça a Binamik Tecnologia!

Além das dicas citadas, para uma forte presença de empresas do setor turístico na mente dos viajantes, é preciso que toda a gestão esteja voltada para compreender as suas necessidades e as de seus clientes. Por isso, optar por soluções completas e integradas é a melhor alternativa para se adequar de forma inteligente ao novo turismo e atender os desejos dos viajantes. Acesse o site da Binamik para conhecer a Plataforma Binamik e as suas soluções tecnológicas para o turismo.

--

--

--

Startup de inovação, tecnologia e marketing que desenvolve soluções para o trade de ecoturismo, localizada em Florianópolis/SC.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Binamik Tecnologia

Binamik Tecnologia

Startup de inovação, tecnologia e marketing que desenvolve soluções para o trade de ecoturismo, localizada em Florianópolis/SC.

More from Medium

FarmBit Pool: Introducing a Cheaper and Equal Access to DeFi for Businesses from Emerging Markets

Buildings Tell Our Stories. What Most Real Estate Developers Overlook About Design

Insights from Why We Sleep by Matthew Walker Ph.D.

3 TOP NON OXIDIZING FOUNDATIONS FOR OILY SKIN