Dicas para alavancar seu negócio turístico nas redes sociais

Binamik Tecnologia
6 min readOct 5, 2020

Com a popularização da internet a partir dos anos 2000, as redes sociais começaram a ganhar força. Atualmente, a variedade é enorme e algumas das redes sociais apresentam categorias com públicos bem segmentados. Com alternativas que vão além do Facebook e Instagram, as pessoas tem gastado cada vez mais tempo interagindo através delas.

Segundo o relatório Digital in 2019, do site We Are Social, com uma média diária de 3h34 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto nesse tipo de site, perdendo somente para Filipinas.

E a tendência é que isso continue crescendo. O relatório mostra também, que no último ano, foram 10 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, um aumento de 8% em relação ao período no ano anterior.

Neste texto, vamos explicar um pouco sobre as principais redes sociais utilizadas no Brasil e compartilhar dicas para alavancar o seu negócio através delas!

As mais utilizadas por aqui

No planejamento de marketing das empresas, as redes sociais são canais fundamentais para atingir seu público-alvo. E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é importante conhecer as mais populares. Abaixo, listamos as redes sociais mais utilizadas no país (os dados também são do relatório Digital in 2019).

1. YouTube

O YouTube passou o Facebook e, em 2019, tornou-se a rede social mais utilizada no Brasil. Mais especificamente, 95% dos internautas brasileiros estão presentes na plataforma.

O YouTube é a principal rede social de vídeos online, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. Como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.

2. Facebook

Apesar do Facebook ter perdido o primeiro lugar Brasil, ele segue sendo a rede social mais utilizada pela população mundial, com mais de 2,2 bilhões de contas ativas, sendo 130 milhões delas brasileiras. Isso coloca o Brasil como terceiro principal usuário da rede social, atrás somente de Índia e Estados Unidos.

O Facebook é uma rede social versátil, que reúne muitas funcionalidades. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, se relacionar com amigos e família, manter-se informado, etc.

3. WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros, praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Foi calculado que 89% dos internautas brasileiros estão no aplicativo.

4. Instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso através dos celulares. E, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis.

O Instagram já mudou bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook. Hoje é possível postar fotos com proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, stories e mais. Ter uma conta no Instagram é uma ótima oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca, mostrando os bastidores, por exemplo.

Negócios turísticos nas redes sociais

As informações são fundamentais para o turismo e, por isso, o setor precisa estar inserido nos meios de comunicação. O consumidor busca informações relevantes sobre produtos e serviços, para conhecer as experiências de outros consumidores e as redes sociais permitem que eles compartilhem os seus comentários, opiniões e experiências pessoais relacionados com as viagens, que servirão de informação para outros.

À medida que cresce o número de usuários nas redes sociais e o tempo investido nestas plataformas, surgem também novas estratégias, ferramentas e dicas. Por isso, separamos as principais dicas para alavancar seu negócio nas redes sociais. Confira:

1. Defina a persona

Determinar as características do seu público-alvo, como: idade, gênero, localização e renda média é fundamental. No entanto, a persona tem um nível maior de detalhamento. A diferença entre o público-alvo e a persona é que o primeiro contém características mais abrangentes, enquanto o segundo caracteriza compradores reais, que vão embasar as decisões estratégicas nas redes sociais.

Utilizar uma persona é uma das melhores maneiras de realizar ações bem-sucedidas. Você pode fazer pesquisa diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies e dores.

2. Conheça as redes sociais

Quando falamos em redes sociais, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook, já que essa é a rede mais famosa que existe no mundo. No entanto, existem outras redes sociais que podem ser exploradas. O Instagram tem um nível de engajamento fortíssimo e, por meio dele, muito mais do que likes, você pode obter envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes.

O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É ideal para interagir com os usuários, divulgar a marca e até mesmo recrutar funcionários. Já o YouTube, é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos.

O Pinterest é uma rede social em que as pessoas buscam e fornecem ideias sobre vários assuntos: moda, bem-estar, saúde, decoração, paisagens e muitas outras coisas.

Existem ainda, muitas outras redes sociais e entender onde a sua persona se encontra é fundamental para escolher em quais canais a sua marca deve estar presente. No caso do turismo, as redes sociais baseadas em compartilhamento de imagens e depoimentos, principalmente Facebook e Instagram, são as mais utilizadas pelos viajantes. Cada vez mais, o perfil desse público compartilha em tempo real os momentos vividos durante suas viagens.

3. Faça um planejamento

Para uma atuação bem sucedida nas redes sociais, o planejamento é fundamental. Defina metas nas redes sociais, com objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Crie também um calendário, pensando em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.

4. Crie conteúdos relevantes

Coloque-se no lugar da persona que você criou e pense o que eles querem saber da sua empresa. No caso das empresas de turismo, compartilhar fotos, vídeos e depoimentos de viajantes nos destinos em que você atua é super importante para despertar interesse do público. Outra dica super legal é usar o UGC (Conteúdo gerado pelo usuário), compartilhando conteúdo feito por clientes, por exemplo, marcando eles. E também, mantenha sempre atualizada as redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento.

5. Crie relacionamento

Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com o público. Responda, curta os comentários, converse com ele. Mais de 80% dos clientes espera que uma empresa responda dentro de 24h. Então, na hora de responder, mostre a experiência de sua empresa e neste caso, um pouco de humor é sempre bem-vindo.

Outra ideia para criar relacionamento humanizado na sua empresa pode ser postar fotos de seus funcionários no trabalho, em atividades cotidianas, na área de atendimento, ou comemorando aniversários.

6. Monitore os resultados

Teste e avalie a sua estratégia. Analise os dados de acordo com os seus objetivos, algumas métricas que podem ajudar são: número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de publicação, conteúdo, número de visitas. Depois, faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.

7. E mantenha-se atualizado

As redes sociais, assim como a internet, estão em constante desenvolvimento e seus algoritmos estão sempre mudando. Por isso, é muito importante estar por dentro das últimas atualizações e assim, conseguir adequar as suas estratégias para alcançar melhores resultados.

Conheça a Binamik Tecnologia!

Para um bom planejamento de relacionamento e uma presença de sucesso nas redes sociais, é preciso que toda a gestão de sua empresa esteja voltada para compreender as necessidades de seus clientes.

Por isso, optar por soluções completas e integradas é a melhor alternativa para se adequar de forma inteligente ao novo turismo e atender os desejos de seus clientes. Acesse o site da Binamik para conhecer as nossas soluções tecnológicas para o turismo, conversar com equipe e tirar as suas dúvidas.

--

--

Binamik Tecnologia

Startup de inovação, tecnologia e marketing que desenvolve soluções para o trade de ecoturismo, localizada em Florianópolis/SC.