Google Ads: o que é e como empresas do turismo podem utilizá-lo

A internet possibilita que empresas de todos os setores promovam seus produtos ou serviços, conquistem novos clientes e se relacionem com os seus consumidores. Para empresas do setor de turismo, isso não é diferente, já que, hoje as pessoas pesquisam, planejam e compram as suas viagens através da web.

Para uma presença mais forte no mercado digital, existem algumas ferramentas que podem ajudar, como o Google Ads, no qual empresas investem para aparecer mais na internet. Neste texto, você descobre o que é o Google Ads, suas vantagens para empresas do turismo e como utilizá-lo. Confira!

O que é o Google Ads

Lançado em 2000, o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e a principal ferramenta de anúncios da internet. Com ele, empresas de todos os setores podem, de modo geral, pagar ao Google para se destacarem na internet.

O principal diferencial da plataforma é a possibilidade dos negócios se destacarem para um público bastante segmentado. Ou seja, o Google Ads permite o investimento em audiência qualificada e que tenha relação com o seu negócio. Por exemplo, é muito mais vantajoso para uma agência de viagens especializada em ecoturismo se destacar para 500 pessoas que se interessam pela modalidade, do que para 10 mil pessoas que não tem interesse em ecoturismo.

Através de cookies e palavras-chave, os anunciantes podem determinar onde os anúncios serão exibidos. O Google Ads possui, de acordo com a própria plataforma, quatro principais formas de anúncio:

Anúncios na rede de pesquisa

Anúncios exibidos nos resultados de pesquisa do Google para determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque na SERP (Search Engine Results Page) com uma legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado.

Anúncios na rede de display

São mostrados em sites, blogs e páginas de notícias que, juntos, formam a chamada Rede de Display do Google, que alcança 90% dos usuários da internet no mundo inteiro. A publicidade pode ser mostrada em banners, textos, aplicativos e no próprio Gmail.

Anúncios no YouTube

O YouTube é a principal rede de vídeos do mundo, com mais de um bilhão de usuários. Nele, você pode selecionar o público-alvo com base na idade, no sexo, no local e nos seus interesses.

Anúncios de aplicativos

Anúncios dedicados a quem possui aplicativos e quer aumentar seu alcance com a plataforma do Google. Você pode promover seu negócio ou até mesmo seu aplicativo para usuários de iOS ou Android.

A estrutura de um anúncio no Google Ads

Um anúncio no Google Ads é dividido em quatro partes:

  • URL final: é o endereço para qual o usuário será direcionado após clicar no link. Esse endereço não aparece no anúncio;
  • Título: é a primeira linha do anúncio. O seu cadastro é feito em 2 linhas de 30 caracteres, que serão separadas por um hífen no título;
  • Caminho: é um endereço mais curto, que aparece em verde. Inclui o site cadastrado na URL final e possibilita a inclusão de duas subcategorias, com 15 caracteres cada;
  • Descrição: são as linhas de texto logo abaixo, com tamanho máximo de 80 caracteres.

As palavras-chaves

Essenciais para anúncios na internet, as palavras-chaves são palavras ou frases que descrevem um produto ou serviço. As palavras escolhidas ão usadas para exibir os anúncios para as pessoas certas. Por isso, é importante selecionar palavras-chave relevantes e de alta qualidade.

Quando o usuário realiza uma pesquisa no Google, o seu anúncio pode ser qualificado para exibição com base na semelhança de suas palavras-chave com os termos de pesquisa usados pela pessoa, bem como nos tipos de correspondência da palavra-chave.

Uma boa seleção de palavras-chave pode ajudar a melhorar o desempenho dos anúncios e evitar preços altos. Por outro lado, palavras-chave insatisfatórias geram preços mais altos e alcançam uma posição inferior à do anúncio.

Dicas para um bom anúncio

O melhor jeito de conseguir um anúncio de sucesso no Google Ads é mostrar, de alguma forma, para quem está pesquisando que o anúncio foi feito para ele. Uma dica para fazer isso é incluir no título a mesma palavra-chave da busca. Isso costuma gerar ótimos resultados, já que os termos usados pelo usuário na busca, se presentes no anúncio, ficam em negrito e acabam se destacando.

Incluir valores e formas de pagamento também funcionam como um filtro e influenciam de forma positiva na taxa de conversão do anúncio. Ao visualizar um anúncio sem informações de preço, é necessário acessar o site e avaliar essa informação. Agora, se o preço já estiver presente no anúncio, a etapa de pesquisa de preços já está superada, tornando o possível visitante muito mais qualificado e propenso a converter.

Políticas do Google

O Google possui uma política editorial própria e não aceita determinados tipos de anúncios. Conheça algumas das principais diretrizes para textos no Google Ads:

Espaçamento

O espaçamento deve ser adequado entre as palavras e depois de pontuação. Por exemplo, “p-a-s-s-a-g-e-n-s b-a-r-a-t-a-s” não é permitido; “Taxas acessíveis. Compre agora” também não.

Pontuação e símbolos

A pontuação não pode ser utilizada para chamar a atenção do usuário. Ela não pode ser desnecessária ou ser repetida duas ou mais vezes em uma linha. Além disso, o título do anúncio não pode ter pontos de exclamação e o anúncio pode conter apenas um ponto de exclamação no total.

Frases inaceitáveis

Frases de chamariz não podem aparecer nos textos do anúncio se não descreverem o produto, serviço ou site. Por exemplo, uma frase genérica como “clique aqui” não é permitida. Um exemplo de uma boa frase de chamariz seria “Faça o seu pedido online”, pois representa o produto e o conteúdo do site.

Como monitorar se a campanha está dando certo

Agora que você já conhece o Google Ads e aprendeu algumas dicas de como criar um anúncio eficiente, saiba como monitorar os resultados de suas campanhas. De acordo com o Resultados Digitais, Duas medidas são fundamentais para avaliar uma campanha no Google Ads:

Ticket Médio

O Ticket Médio é o valor médio que cada consumidor gasta em uma compra. Esse valor é determinado pela média entre o número de vendas e o número de clientes que geraram o volume de compras.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) é o quanto a sua empresa gasta com ações de marketing para que um cliente feche uma compra. Nesse custo entram valores com campanhas em geral, criação de materiais e etc. Nesse caso, o foco é na campanha de Google Ads. É possível chegar ao número ao dividir os investimentos pelo número de clientes adquiridos na campanha.

Em resumo, é preciso olhar para o Ticket Médio e estabelecer um valor limite para o CAC. Assim, você define se a sua campanha está boa (abaixo do custo) ou não (acima do custo).

Conheça a Plataforma Binamik

Além do Google Ads, existem outras ferramentas que podem aumentar a possibilidade de vendas e da visibilidade na internet para negócios turísticos, como a Plataforma Binamik!

Na plataforma, isso acontece graças à construção de parcerias entre empresas do setor, principalmente entre entre atrativos e canais de venda. Após a parceria comercial ser firmada através da Plataforma, o parceiro terá acesso, em tempo real, ao mapa de vagas das experiências e assim poderá comercializá-las de forma eficaz e dinâmica, sem a necessidade do contato via outros canais de comunicação. Através da ferramenta são criadas as regras da parceria, definidas pelo proprietário do atrativo. A gestão de parcerias comerciais facilita a comunicação entre as pontas da cadeia e possibilita visibilidade para as experiências, que passam a ser comercializáveis em qualquer lugar do país.

Além disso, a Plataforma Binamik oferece outras ferramentas de gestão turística que facilitam o processo de vendas e agenciamento de pontos turísticos. Acesse o site da Binamik para conhecer as soluções tecnológicas para o turismo, conversar com equipe e tirar as suas dúvidas.

--

--

--

Startup de inovação, tecnologia e marketing que desenvolve soluções para o trade de ecoturismo, localizada em Florianópolis/SC.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Binamik Tecnologia

Binamik Tecnologia

Startup de inovação, tecnologia e marketing que desenvolve soluções para o trade de ecoturismo, localizada em Florianópolis/SC.

More from Medium

Mooning Monkey Announces a Strategic Advisor Collaboration with Carl The Moon

An entrepreneurial journey in times of Covid-19

Buffer Zone: Iconic Work of the Lumi World

It is 3rd post on the SEO introduction.