Metaverso e o Turismo

A tecnologia é uma das principais aliadas do Turismo e de diversos outros setores. Cada vez mais, soluções tecnológicas estão presentes no dia a dia de empresas e consumidores, tornando os processos muito mais rápidos e eficientes. Uma das últimas grandes novidades do mundo da tecnologia é, sem dúvidas, o metaverso.
Neste texto, iremos explicar o que é o metaverso e como ele vai influenciar e auxiliar negócios turísticos em um futuro próximo. Continue a leitura e confira!
O que é o metaverso?
O metaverso pode ser definido como uma rede virtual que tem como objetivo replicar a realidade, com foco nas conexões sociais. O novo conceito define o futuro da internet e, admiradores da proposta acreditam que estaremos fazendo parte e interagindo dentro desse universo em breve.
O metaverso propõe ainda dissolver as barreiras entre o físico e o virtual, utilizando de tecnologias de realidade virtual e aumentada para proporcionar uma imersão completa no universo digital, fazendo dos nossos avatares uma extensão do nosso corpo.
Oportunidades de expansão de mercado no Turismo
Além de criar uma nova experiência virtual para os usuários, o metaverso abre um novo e gigantesco leque de oportunidades para empresas dos mais diversos setores. No Turismo, por exemplo, a tecnologia cria novas e incríveis oportunidades de expansão de mercado.
Segundo um relatório publicado pela Technavio, consultoria de pesquisas de mercado a nível global, o faturamento anual do Turismo com o metaverso deve crescer 26,1% entre 2022 e 2026, com um incremento de US$ 188,24 bilhões na receita dos negócios ao longo desses quatro anos.
No Brasil, a adesão do metaverso deve ocorrer gradualmente, com maior investimento de grandes empresas que já se destacam pela inovação. Entre os pontos de atenção com a nova tecnologia, os destaques ficam para a coleta e uso de dados dos consumidores, assim como a garantia de segurança dos meios de pagamento.
Como o metaverso pode ser aplicado no Turismo
Antes mesmo do anúncio do metaverso, a tecnologia já vem sendo uma das principais aliadas do Turismo. Hoje, as principais ferramentas utilizadas por empresas do setor são:
- Aplicativos para planejamento e pesquisa de destinos, passagens e hospedagens;
- Internet das coisas para automatizar processos em hospedagens, companhias aéreas e atrativos através do celular dos viajantes;
- Big Data para entender o comportamento e as necessidades dos viajantes;
- Realidade aumentada para apresentar um destino ou uma experiência para os viajantes e auxiliá-los na tomada de decisão.
Com o metaverso, a experiência dos viajantes e dos negócios turísticos passam a ser muito mais completas e digitais. Agências de turismo podem apresentar destinos com detalhes aos seus clientes antes mesmo da viagem. No futuro, será possível também conhecer destinos inimagináveis, como a Roma Antiga ou até mesmo lugares fictícios.
Outro braço do turismo que será muito beneficiado é o setor de feiras e eventos. Com o metaverso e o uso de realidade virtual, será possível simular espaços de exposições em 3D e interagir com expositores e palestrantes. Além disso, o metaverso proporciona também maior riqueza de dados, e redução de custos e de limitações físicas.
Pré-vendas: como o metaverso pode ajudar na jornada de compra
Como já citamos, as possibilidades oferecidas pelo metaverso podem inspirar os viajantes a escolher um destino ou experiência para a sua viagem através da realidade virtual. Além disso, esse conceito pode ser aplicado também a outros tipos de serviços, como hotéis, restaurantes, transportes e passeios.
Assim, o metaverso incentiva os turistas a concluírem uma reserva ou uma compra, tornando o processo de pré-vendas muito mais atrativo e eficiente. Com isso, informações são entregues com precisão, tornando mais provável que os clientes completem a sua jornada de compra, ao invés de desistir.
Como pequenos negócios podem se preparar para entrar no metaverso
O desenvolvimento do metaverso e todas as suas tecnologias indicam um futuro promissor para o setor e, as pequenas empresas já podem começar a se planejar para fazer parte desta nova realidade. Confira algumas dicas divulgadas no Boletim de Tendências do Sebrae de como pequenos negócios podem se preparar para entrar no metaverso:
- Produção de conteúdo digital: se habituar com produção de conteúdo multimídia em redes sociais, trará muitas vantagens competitivas na integração com o metaverso.
- Dados nas estratégias de negócios: implementar a cultura de analisar dados na empresa pode auxiliar no teste de engajamento de conteúdos e experiências, além de ajudar a validar estratégias dentro do metaverso.
- Jornada de compra e experiência do cliente: esses dois conceitos guiarão grande parte das estratégias envolvidas no universo digital e, por isso, devem ser estudados e implementados o quanto antes.
Conheça as soluções da Binamik para o Turismo
O potencial do turismo é ainda maior quando toda a cadeia turística funciona de forma conectada e inteligente. A Plataforma Binamik foi desenvolvida para canais de vendas e atrativos turísticos que procuram por uma solução tecnológica para gestão de seu negócio turístico, assim como para àqueles que buscam novas oportunidades e fontes de receitas para potencializar a inovação de seus produtos e impulsionar suas vendas.
A Plataforma Binamik facilita também o processo de vendas online de roteiros e passeios, reunindo todas as informações sobre atividades em um só lugar e disponibilizando-as através de uma solução de roteirização inteligente. Com isso, permite o desenvolvimento estruturado de pequenas e grandes regiões turísticas e possibilita a criação de novos negócios.
Para saber mais sobre a Plataforma Binamik, entender como ela funciona e ver de perto a demonstração de todos os seus módulos, acesse o site da Binamik e agende uma conversa com um de nossos especialistas.