Metaverso e o Turismo

O que é o metaverso?

O metaverso pode ser definido como uma rede virtual que tem como objetivo replicar a realidade, com foco nas conexões sociais. O novo conceito define o futuro da internet e, admiradores da proposta acreditam que estaremos fazendo parte e interagindo dentro desse universo em breve.

Oportunidades de expansão de mercado no Turismo

Além de criar uma nova experiência virtual para os usuários, o metaverso abre um novo e gigantesco leque de oportunidades para empresas dos mais diversos setores. No Turismo, por exemplo, a tecnologia cria novas e incríveis oportunidades de expansão de mercado.

Como o metaverso pode ser aplicado no Turismo

Antes mesmo do anúncio do metaverso, a tecnologia já vem sendo uma das principais aliadas do Turismo. Hoje, as principais ferramentas utilizadas por empresas do setor são:

  • Internet das coisas para automatizar processos em hospedagens, companhias aéreas e atrativos através do celular dos viajantes;
  • Big Data para entender o comportamento e as necessidades dos viajantes;
  • Realidade aumentada para apresentar um destino ou uma experiência para os viajantes e auxiliá-los na tomada de decisão.

Pré-vendas: como o metaverso pode ajudar na jornada de compra

Como já citamos, as possibilidades oferecidas pelo metaverso podem inspirar os viajantes a escolher um destino ou experiência para a sua viagem através da realidade virtual. Além disso, esse conceito pode ser aplicado também a outros tipos de serviços, como hotéis, restaurantes, transportes e passeios.

Como pequenos negócios podem se preparar para entrar no metaverso

O desenvolvimento do metaverso e todas as suas tecnologias indicam um futuro promissor para o setor e, as pequenas empresas já podem começar a se planejar para fazer parte desta nova realidade. Confira algumas dicas divulgadas no Boletim de Tendências do Sebrae de como pequenos negócios podem se preparar para entrar no metaverso:

  • Dados nas estratégias de negócios: implementar a cultura de analisar dados na empresa pode auxiliar no teste de engajamento de conteúdos e experiências, além de ajudar a validar estratégias dentro do metaverso.
  • Jornada de compra e experiência do cliente: esses dois conceitos guiarão grande parte das estratégias envolvidas no universo digital e, por isso, devem ser estudados e implementados o quanto antes.

Conheça as soluções da Binamik para o Turismo

O potencial do turismo é ainda maior quando toda a cadeia turística funciona de forma conectada e inteligente. A Plataforma Binamik foi desenvolvida para canais de vendas e atrativos turísticos que procuram por uma solução tecnológica para gestão de seu negócio turístico, assim como para àqueles que buscam novas oportunidades e fontes de receitas para potencializar a inovação de seus produtos e impulsionar suas vendas.

--

--

Startup de inovação, tecnologia e marketing que desenvolve soluções para o trade de ecoturismo, localizada em Florianópolis/SC.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store