Os principais indicadores de vendas
Um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer empresa, é o gerenciamento de processos. Com ele, os gestores têm informações completas para saber como está o desempenho de sua empresa e assim, criar estratégias efetivas e trabalhar para alcançar objetivos e metas.
Um dos principais aliados no processo de gerenciamento, são os indicadores de vendas e nas empresas do setor de turismo não é diferente. Como eles, é possível saber com exatidão o resultado de cada ação tomada e as suas consequências para o negócio.
Neste texto, iremos abordar os principais indicadores de vendas para o turismo e explicar o que são cada um deles. Confira!
O que são os indicadores de vendas?
Os indicadores de vendas são um tipo de indicadores-chave de desempenho (KPI ou Key Performance Indicators) que tem como objetivo medir o desempenho das vendas de uma empresa.
Eles devem ser aplicados nos negócios antes da realização de mudanças e continuamente após elas, permitindo que os gestores entendam de forma quantitativa e qualitativa os resultados obtidos. Esses indicadores fornecem informações e permitem que sejam identificados os pontos de destaque, assim como encontrem os pontos de melhoria para corrigi-los.
Qual a importância deles?
As informações fornecidas pelos indicadores possuem um papel essencial na administração de gestores e colaboradores. Os dados servem para mostrar qual caminho seguir e quais estratégias estão dando certo ou precisam de alteração. Assim, gerando maior integração nas atividades exercidas. Além disso, os gestores têm a capacidade de acompanhar o desempenho dos vendedores, melhorar a equipe de vendas, definir metas atingíveis e efetivas.
Os principais indicadores de vendas no turismo
Leads
Os leads são pessoas que forneceram suas informações de contato, como nome, email, telefone, etc. em troca de uma oferta de valor no site da agência ou atrativo turístico, como conteúdos sobre viagens, ferramentas, avaliações, entre outros.
Assim, podemos dizer que um lead é alguém que já demonstrou interesse no seu negócio e que provavelmente gostaria de ouvir mais sobre sua empresa, tanto em termos de conhecimento quanto sobre ofertas de produtos ou serviços.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é um dos indicadores de vendas mais importantes, pois ela avalia a eficiência da equipe de vendas, relacionando a quantidade de oportunidades geradas e as que de fato se converteram em vendas.
Esse indicador possibilita identificar as melhores estratégias. Para calcular a taxa, basta dividir o número de pedidos pelo número de oportunidades geradas, multiplicando por 100 para encontrar o resultado em percentual.
Ticket médio
O ticket médio é o indicador que demonstra o comportamento dos clientes com a empresa, ou seja, ele mostra o gasto médio por pedido, roteiro, ingressos e etc. É um dos principais indicadores de venda, pois ele está diretamente ligado ao faturamento da empresa.
Para medir o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de pedidos gerados.
Custo de aquisição por cliente
O custo de aquisição por cliente (CAC) é outro importante indicador. Ele apresenta todo o investimento feito até que um consumidor se torne um cliente.
Para conhecer esse indicador, é preciso levantar todo o investimento realizado, desde as campanhas de marketing até os gastos na venda. Esse indicador permite analisar se está valendo a pena ou não uma determinada estratégia de captação.
Ciclo de vendas
O ciclo de vendas determina o tempo necessário para que uma pessoa faça uma compra na empresa desde o primeiro contato. A sua importância está no fato de que quanto menor o ciclo, mais clientes podem ser buscados pela equipe, aumentando o lucro.
Se o ciclo de venda começa a aumentar muito, pode significar que o marketing está sendo pouco informativo, sendo ainda necessário nutrir os leads para que eles alcancem a decisão de compra.
Para saber mais, acesse o nosso post sobre a importância do ciclo de vendas.
Retorno sobre Investimento (ROI)
Retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica utilizada para identificar o quanto a empresa tem de rendimento financeiro a partir de qualquer investimento realizado. É por meio dele que a empresa descobre qual foi o ganho (ou perda) obtido para cobrir os custos envolvidos na aplicação dos recursos e ainda ter retorno financeiro. Com ele, é preciso que seja definido o que será considerado investimento e se nesse cálculo irá entrar custos operacionais e despesas fixas, por exemplo. O ROI também fornece uma comparação de custo/benefício e permite aos gestores comparar as opções de investimento com mais facilidade.
Retorno com Gastos de Anúncios (ROAS)
Outra métrica bastante interessante é o Retorno com Gastos de Anúncios (ROAS). Enquanto o ROI é uma métrica mais ampla e pode ser aplicada para diversos serviços, o ROAS é um indicador dedicado a anúncios pagos. Por isso, ele é mais utilizado para medir canais como Facebook Ads, Google Adwords, Instagram Ads, LinkedIn Ads e etc.
Cada um desses tem a sua importância e devem ser acompanhados de perto para possibilitar uma visão mais ampla de quais estratégias geram mais lucro para sua empresa.
Binamik Tecnologia!
A boa utilização de indicadores de vendas trazem muitos benefícios para as empresas e utilizar ferramentas tecnológicas facilitam ainda mais nesse processo. As soluções da Binamik Tecnologia como o Binamik Orb, Pay, Xpert e o Ally são softwares para empresas de turismo que buscam um crescimento sólido e contínuo.
Optar por soluções completas e integradas é a melhor alternativa para se adequar de forma inteligente ao novo turismo. Acesse o site da Binamik para conhecer as nossas soluções tecnológicas para o turismo, conversar com equipe e tirar as suas dúvidas.