O que é SEO e a sua importância para os sites
Hoje, com o fácil acesso à informação, qualquer dúvida pode ser respondida com apenas uma pesquisa rápida na internet. Por isso, para as empresas que buscam uma forte presença online é muito importante ter o seu site entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca.
E para isso é utilizado o SEO, a principal estratégia de marketing digital para um site ganhar autoridade, receber mais visitantes e aumentar as chances de conversão. Neste texto, iremos explicar o que é SEO, a sua importância e como aplicá-lo na prática. Confira!
O que é SEO?
O SEO é uma sigla que vem do termo em inglês Search Engine Optimization, que em tradução livre significa Otimização para Motores de Busca. Ele é um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google. As principais ações que fazem parte de uma estratégia de SEO são criação de conteúdo com palavras-chaves, construção de autoridade de marca e a experiência do usuário.
Os benefícios do SEO
Aplicar as práticas de SEO para o site de uma empresa traz diversos benefícios para o negócio, aumentando a sua presença na internet e, consequentemente, fazendo a marca ser notada pelo público.
Conheça os principais benefícios do SEO:
Aumentar o tráfego
O SEO mostra para os mecanismos de busca qual é o conteúdo da página e segue os requisitos de otimização exigidos por eles. Com isso, atrai o público adequado para o site.
Além de aumentar o tráfego, o site passa também a ser visitado pelo público certo e que realmente está interessado no conteúdo que a página oferece, assim como os produtos e serviços nele publicados.
Aumenta a autoridade do site
Quando as técnicas de SEO são aplicadas de forma correta e o site possui um conteúdo de qualidade, ele se torna uma referência para os usuários no seu nicho de mercado. Desse modo, não utilizar as técnicas de SEO pode ser algo que deixe a empresa para trás na corrida pelo sucesso na internet.
Proporciona um Maior Retorno Sobre Investimento (ROI)
O aumento do ROI (Retorno Sobre Investimento) é outro aspecto que faz com que o SEO seja uma ótima estratégia a ser colocada em prática. Conforme são aplicadas as técnicas no site, a taxa de conversão, ou seja, quando o visitante realiza uma compra de um produto ou serviço, aumenta, pois você está atraindo cada vez mais um público qualificado.
Com isso, o investimento feito ao utilizar o SEO retorna em forma de lucro para a empresa. Isso acontece porque na medida em que são aplicadas as técnicas, são destacadas as informações que o cliente realmente quer obter quando fez determinada pesquisa.
Melhora a experiência do usuário
A aplicação das técnicas de SEO não só ajudam o site e o seu posicionamento, como também o deixam mais atraentes para os usuários que o visitam. Quando o site é editado com base no SEO, a navegação nele melhora e consequentemente, as taxas de rejeição diminuem.
O que são as palavras-chaves?
Parte fundamental do SEO, as palavras-chaves (keywords) são o principal instrumento de qualquer pesquisa na internet. Elas são termos compostos por uma ou mais palavras e são a forma que o usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas.
As palavras-chave são também os termos que devem ser utilizados para dar direcionamento na hora de criar páginas, blogs, posts e sites. Ou seja, ao definir uma palavra-chave para uma página, você passará a mensagem para o Google, por exemplo, de que o seu conteúdo trata sobre o assunto daquele termo.
Os tipos de SEO
SEO técnico
O SEO técnico abrange otimizações necessárias na estrutura do site para alcançar melhores posições em resultados de pesquisas. O objetivo desse método é aumentar a velocidade do site e torná-lo mais rastreável pelo sistema dos buscadores.
Para alcançar isso, são utilizadas práticas como:
- Sitemap: O sitemap é um documento de texto que relaciona todas as páginas de um site, facilitando que seja encontrado pelo Google e garante a indexação de todas as páginas.
- UX (User Experience): O objetivo do Google e outros buscadores é oferecer a melhor experiência para o usuário e para isso, ele busca sites que também tenham essa preocupação. Utilidade, segurança e acessibilidade são alguns dos quesitos considerados na análise da qualidade da experiência;
- Velocidade de carregamento: A velocidade de carregamento do site é um dos principais fatores de rankeamento nos buscadores. Por isso, é importante garantir que o site seja rápido e prático;
- Mobile First Index: Desde 2016, o Google considera primeiro a versão mobile dos sites para o rankeamento e os prioriza nos resultados de busca.
SEO On Page
O SEO On Page é um dos métodos de SEO mais populares e nele são levados em consideração quesitos como: texto, imagens e códigos de uma página.
Essa técnica é a responsável por organizar cada página do site de maneira que seja entendida pelos buscadores e reconhecida como uma página de qualidade, que oferece respostas para as demandas dos usuários. No SEO On Page é realizada toda a estratégia de pesquisa e distribuição de palavras-chaves no site.
Por isso, ao desenvolver uma estratégia para ele, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
- Heading Tags: São utilizadas para mostrar aos buscadores o que é realmente importante na página e para criar uma hierarquia de conteúdo. O H1 é o título e deve conter a palavra-chave principal para a qual o conteúdo será otimizado. H2 e H3 são usados para tornar a leitura mais agradável e distribuir também palavras-chaves secundárias;
- Meta Título: É o título que aparece na página de resultados do mecanismo de pesquisa e deve ter até 70 caracteres. Ele deve incluir a palavra-chave principal e deve ser atraente para o usuário clicar no conteúdo;
- Meta Descrição: É o texto que fica localizado logo abaixo do meta título no resultado da pesquisa. Ele deve conter até 300 caracteres e é muito importante para que os buscadores compreendam a relevância do conteúdo.
SEO Off Page
O SEO Off Page são os direcionamentos de links para uma página colocados em outros sites da internet, também conhecidos como backlinks. Ele é uma estratégia que faz com que um público maior possa chegar ao site e também influencia no seu posicionamento nos buscadores. Isso pode ser feito através de parcerias entre sites que abordem assuntos relacionados e também através do compartilhamento em redes sociais.
SEO Local
O SEO Local prioriza a localização geográfica como critério principal para montar o ranking de resultados. Ele apresenta nas primeiras posições resultados que estejam mais próximos ao usuário que fez a pesquisa.
Para um SEO local eficiente, é preciso cadastrar a empresa no Google My Business. Com isso, os buscadores serão informados sobre o negócio, possibilitando que a ferramenta apresente sua empresa como uma opção na região para os usuários que fazem pesquisas relacionadas com os produtos ou serviços que você oferece.
Como aplicar o SEO na prática
Agora que você já conhece os principais métodos, saiba como aplicar o SEO na prática:
Realize um diagnóstico do site
O primeiro passo é descobrir como o site está desempenhando atualmente, para então começar a investir em melhorias. Para isso, analise se o site conta com títulos e conteúdos relevantes, linkagem entre páginas e faça uma pesquisa de palavras-chaves de acordo com o seu público para comparar às que estão sendo utilizadas.
Além disso, é importante que o site conte com URLs amigáveis. Elas são endereços simples e fáceis de lembrar, como por exemplo:
Cadastre o site no Google Search Console
O cadastramento no Google Search Console vai ajudar a obter relatórios completos de análise de SEO com as melhorias que precisam ser feitas. A plataforma acelera também o processo de indexação pelo Google.
Mapeie personas e jornadas
A análise da persona e sua jornada de compra é uma forma de obter dados essenciais, como localização, interesses, gênero, idade e etc. Investigue a fundo o perfil e necessidades dos seus clientes para então, colocar-se no lugar deles. Este é o primeiro caminho para encontrar as palavras-chave ideais. Para realizar a pesquisa de palavras-chaves você pode utilizar o SemRush ou a própria busca do Google.
Otimize conteúdos já publicados
Por mais que o conteúdo seja bom, é importante que você busque sempre atualizá-lo observando os títulos e palavras-chaves utilizadas. Com isso, evita que ele se torne desatualizado e obsoleto. Já a criação de novos conteúdos deve fazer parte da estratégia para atrair ainda mais clientes e manter o site sempre interessante.
Com todos os pontos apresentados, podemos ver como o SEO é uma peça fundamental para posicionar o seu site na internet, gerar mais tráfego e assim, conseguir ótimos resultados e conversões de vendas.
Conheça as soluções da Binamik Tecnologia!
Para um bom planejamento e desenvolvimento da presença online de empresas do setor turístico, é preciso que toda a gestão esteja voltada para compreender as suas necessidades e as de seus clientes. Por isso, optar por soluções completas e integradas é a melhor alternativa para se adequar de forma inteligente ao novo turismo e atender os desejos de seus clientes. Acesse o site da Binamik para conhecer a Plataforma Binamik e as suas soluções tecnológicas para o turismo.